Resiliência

Eu ainda não tinha ouvido essa palavra, quando li sobre em uma edição da - extinta, snif, snif! - Revista GLOSS, imaginei que fosse um erro de edição e o assunto da matéria fosse resistência.
Eu não estava certa, mas não me enganei totalmente.
Se você já ouviu falar sobre resiliência, o que atualmente é muito provável porque a palavra é cada vez mais utilizada ou se você - diferente de mim - gosta de física, já sabe que resiliência é a capacidade de um material recuperar sua forma original após sofrer um choque, no nosso caso, ser resiliente é ser flexível, consciente das mudanças e se adaptar à elas.
E eu acho que isso pode ser ainda mais simples, ser resiliente é ser crescido.
Não em tamanho, ou idade, mas na cabeça. Da maneira mais simples: não fazer pirraça quando algo não agrada, quando as mudanças são anunciadas ou simplesmente acontecem.
O conceito é bastante simples, e você com certeza vai esbarrar com essa palavrinha, essa "nova" virtude no mercado de trabalho, mas ser resiliente é muito mais difícil do que parece.
É nadar contra a corrente. É vencer as maiores batalhas.
Eu tenho dificuldades em lidar com mudanças, tenho um medo inicial muiiito forte, novidades muitas vezes me assustam, e como eu já tenho uma natureza indecisa e ansiosa, isso aumenta. E eu tô trabalhando forte na minha resiliência.
Mas como!?
Acreditando em mim.
Tudo na vida tem a ver como o que você pensa e acredita sobre si. Sem autoconfiança você desiste no primeiro obstáculo e assim se sente mais fracassada e fica mais distante da autoconfiança.
Veja o lado bom do que só parece ruim.
Não se "fazer de vítima" também é muito importante, é importante ver o que há de favorável a você e pense com clareza. Usar suas dificuldades a seu favor é muito difícil, mas a recompensa é enorme, e tente se lembrar das outras dificuldades que já enfrentou e de como você agiu, busque forças e inspiração em você.
Ser resiliente não é ser persistente, então, é importante lutar pelo que você quer, mas não desistir nunca e viver 'dando muro em ponta de faca' não adianta nada. Quando tudo dar errado, insistir na teimosia não é o correto a se fazer, aceitar a mudança é mais importante. Desistir muitas vezes é a atitude mais madura e sensata, evita o desperdício de energia com algo que não vai render nada.
Ser resiliente, adaptável, flexível.
Pensar prós e contras para atender aos seus objetivos e aspirações.

6 comentários:

  1. Vou passar a ser resiliente! Posso aprender muito fazendo isso..aceitando mudanças, sendo mais flexível, o ser humano precisa mais disso!

    Adorei sua reflexão, beijos!
    Garotas Comuns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, vale muito a pena tentar :)
      Obg *-*

      beijo, beijo!

      Excluir
  2. Também preciso demais trabalhar na minha resiliência. Será que essa coisa de ansiedade e indecisão é de libriana mesmo? rs
    Apesar de eu ser super a favor das mudanças, não é sempre que consigo ser mais forte que os medos. Ah, como é difícil!

    Beeeijo! =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é coisa de libriana.
      Porque eu sou super assim, mega ansiosa e mais indecisa ainda!
      Mas trabalhando nisso a gente vai conseguir :)
      Que bom que você voltou!

      beijo, beijo!

      Excluir
  3. Amei o texto! Favoritei pra sempre que passar por algum processo de mudança ou qualquer coisa assim me lembrar de ser resiliente. Gostei MUITO de verdade, você escreve muito bem.
    Acabei de encontrar seu blog e tô totalmente apaixonada, vontade de sair comentando tudo! haha

    86Diamonds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg *----------*
      a MELHOR coisa do mundo é entrar aqui e ler isso!
      seja megasuperhiper bem vinda linda!

      beijo, beijo!

      Excluir

Obg! pela visita :)
volte sempre ♥